quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Cuidados com à prática de exercícios físicos














Durante o verão , o clima favorável e até a disponibilidade de tempo proporcionada pelo período de férias , incentiva os indivíduos sedentários , a iniciarem atividades físicas. Por definição , a atividade física é qualquer movimento corporal que resulte em um determinado gasto de energia ( exemplo: subir um lance de escadas ) .



O exercício físico , é uma atividade física que envolve a realização de movimentos repetitivos e intencionais , de determinados grupos musculares ( exemplo : caminhar no calçadão da praia por 30 minutos ) . A atividade desportiva ou competitiva , é aquela atividade física que visa superar limites pessoais ou ainda vencer adversários ( exemplo: jogar uma pelada na praia ) .



Benefícos dos exercícios físicos:



A atividade física não-programada ( exemplo : atividades do cotidiano, como caminhar pequenos trajetos ou subir escadas ) e os exercícios físicos , quê são uma atividade física programada , são recomendados como uma importante estratégia para prevenção e o tratamento da obesidade , diabete melito e diversas das doenças cardiovasculares.



A manutenção de uma prática regular de exercícios físicos , melhora os fatores de risco cardiovascular associados ao desenvolvimento da aterosclerose ( depósitos de placas de gordura ou ateromas , na parede das artérias) , diminuindo os riscos de um derrame cerebral ou infarto do miocárdio .Os benefícios obtidos com uma prática regular de exercícios físicos são: diminuição da pressão arterial , dos níveis de açúcar ( glicemia ) , dos níveis de triglicerídeos , dos níveis de LDL-colesterol ( "colesterol ruim" ) além de , uma elevação dos níveis HDL-colesterol ( " colesterol bom " ) . Diminuição da ansiedade e do nível de estresse, melhora do sono , da auto-estima e dos sintomas associadoa à depressão, são benefícios obtidos na esfera psíquica .


Regras básicas para a prática de exercícios físicos durante o verão :


- Regra 1 :
Antes de começar um programa de exercícios físicos procure um orientação médica. Este profissional poderá solicitar a você que faça alguns exames de laboratório, eletrocardiograma ou um teste de esforço.
Em pessoas sem sintomas , o teste de esforço é obrigatório antes do início de um programa de exercícios físicos nas seguintes situações : homens com mais de 40 anos e mulheres com mais de 50 anos, história familiar de doença arterial coronariana precoce ou morte súbita ou para atividades de competição .


- Regra 2 :
Escolha o tipo de exercício físico adequado. O exercício deverá ser predominantemente aeróbico ( exemplo: andar de bicicleta, caminhar no calçadão da praia ou correr , esportes de praia ou nadar ) . Os exercícios de resistência ( exemplo: musculação , barras e ginástica localizada ) aumentam a massa magra, livre de gordura ( músculo ). Se você apresenta sobrepeso ou obesidade, a combinação de uma dieta restrita em calorias com a prática regular de exercícios , potencializa a perda de peso. Os exercícios de resistência ajudarão a evitar a perda de massa magra durante uma dieta de baixa caloria.


- Regra 3 :
Evite o sol após às 9 horas da manhã e antes das 17 horas da tarde. A hidratação antes , durante e depois dos exercícios físicos é fundamental. Não esqueça de vestir uma roupa adequada , bonés e o uso de protetores solares.


- Regra 4:
Procure ter regularidade na prática dos exercícios. O ideal é que se faça exercícios de 3 a 5 vezes por semana ( nunca menos do que 3 vezes por semana). Inicie com cerca de duas horas e meia por semana e tente atingir cerca de três a cinco horas por semana.
Uma sugestão é começar com uma caminhada na praia cerca de 1500 metros, acrescentando cerca de 500 metros ao final de cada semana até atingir uma caminhada de diária três e meio a cinco km por sessão.A prática de exercícios pela manhã poderá ser perigosa em indivíduos um maior perfil de risco cardiovascular e que não foram bem avaliados ou não estejam seguindo as orientações médicas.


- Regra 5:
Divida corretamente o tempo de cada sessão de exercício. A sessão de exercício deverá ter cerca de 60 até no máximo , 90 minutos. A sessão deve ser subdividida em um período de aquecimento, de cerca de 5 minutos, seguido por um período específico de exercício aeróbico de 30 a 45 minutos, um período de exercício físico de resistência de cerca de 15 a 20 minutos e um período de relaxamento de mais 5 minutos .


- Regra 6 :
Não exagere na intensidade do exercícios . A intensidade do exercício deve ser obtida preferencialmente através do teste de esforço ou ergoespirometria . Com base nestes exames, a intensidade do exercício, chamada freqüência cardíaca do exercício ( FCE ) deverá ser de 60 a 80% da freqüência cardíaca de reserva .
Esta FCE poderá ser averiguada na sessão de exercício , através da palpação do pulso carotídeo ou com a utilização de um relógio que monitora a freqüência cardíaca ( monitor cardíaco ).
A FCE é calculada levando em conta a freqüência de repouso, ou seja, antes de iniciar o teste de esforço ( exemplo : 80 batimentos por minutos ) e freqüência cardíaca máxima, obtida no pico do esforço ( exemplo : 172 batimentos por minuto). Usamos a seguinte fórmula ( neste exemplo usaremos cerca de 60% da freqüência cardíaca de reserva):
FCE = FC máxima - FC repouso X % + FC repouso
FCE = 172 - 80 X 0,6 X + 80
FCE = 132, 2 batimentos por minuto (125 - 135 batimentos por minuto).


5 comentários: